Sob Medida Presentes exclusivos são a onda do momento O publicitário Ricardo Brant de Carvalho Braghetta trabalhava na área de criação de uma agência de publicidade paulistana, mas sempre produzia presentes e jogos para amigos e parentes.

Em 2006, quando a demanda ficou maior que a estimada, ele trocou a agência por seu próprio negócio. No primeiro ano, fiquei em casa trabalhando até sentir que era hora de ter meu espaço comercial, conta.

Da sua charmosa loja, no bairro do Jardins, saem os mais personalizados presentes e brindes: Havaianas e garrafinhas de H2O personalizadas, latinhas de hortelã, caixa com fotos em resumo, o que o cliente pedir ele faz.

Meu público é classe AA, mas também crio presentes para empresas que querem agradar seus clientes de forma única, afirma o publicitário, que, para chegar onde está, bateu em muitas portas de empresas e fez diversas panfletagens nas saídas de faculdades. Braghetta lida com sonhos e expectativas, então, seu trabalho é completamente artesanal.

Para desenvolvê-lo, ele precisa saber exatamente o que o cliente quer, o que deseja. Em seguida, é hora de criar algo único. Para cada cliente, é um produto diferente. A criação é feita em conjunto. Minha função e da minha equipe é captar as expectativas e transformá-las em realidade, explica.

Embora seu público seja seleto, a concorrência neste nicho é grande. Portanto, para entrar no setor, é preciso saber em que ponto o seu trabalho irá se diferenciar dos demais, para conquistar uma fatia do bolo. Além desta atenção, também é preciso buscar bons parceiros, fornecedores que não se atrasem, e sempre estar informado sobre as tendências de moda.

Neste negócio, é possível começar com um baixo investimento. Cerca de R$ 5 mil são suficientes para iniciar em casa, comprar matéria-prima e fazer divulgação. (Revista Meu Próprio Negócio 2008)

Postagem anterior